Pular para o conteúdo
Início » Blog » WhatsApp Business: como funciona?

WhatsApp Business: como funciona?

WhatsApp Business: como funciona em 2022

Depois de muita especulação, os planos do WhatsApp para um aplicativo de negócios separado foram oficializados  no final de 2017. É janeiro de 2018 e o aplicativo está finalmente disponível para download, e milhões de proprietários de pequenas empresas na Índia podem aproveitar o que o WhatsApp Business tem a oferecer.

Vamos mergulhar fundo no que o aplicativo de negócios oferece sobre o aplicativo padrão do WhatsApp e, em seguida, ver como configurá-lo e colocar seu perfil de negócios em funcionamento.

Para quem é o WhatsApp Business?

De fato, essa é a única questão que o WhatsApp leva a sério. WhatsApp Business, é puramente destinado a empresas. Ele foi projetado desde o início para oferecer um serviço de concierge para os clientes e será usado apenas por proprietários de empresas. WhatsApp Business, simplesmente fornece um aplicativo ou plataforma para as empresas interagirem melhor com seus clientes, fornecendo atualizações, suporte e basicamente a opção de administrar seus negócios em seus telefones celulares, no WhatsApp, em vez de ir para outro lugar online. Em suma, o cliente usará o aplicativo WhatsApp normal, enquanto o proprietário ou gerente da empresa usará o aplicativo WhatsApp Business.

Isto já foi feito antes?

Sim, mas não nesta escala. Se você procurar na Google Play Store, encontrará muitos aplicativos que atendem a usuários corporativos. Uber, o serviço de carona baseado em aplicativo, por exemplo, tem dois aplicativos: o aplicativo ‘Uber’ normal para clientes e um aplicativo ‘Uber Driver’ para motoristas que dirigem os táxis para o serviço. Resumindo, é apenas uma interface para o fim do serviço. Mas com uma plataforma de mensagens com milhões de usuários como o WhatsApp, o escopo é muito mais amplo, amplo o suficiente para criar um aplicativo separado porque precisa atender a um grande número de empresas, seja sua mercearia local, o governo, serviços profissionais e até mesmo instituições médicas e de saúde.

O que é diferente do aplicativo padrão? (Recursos)

É Grátis
Sim, o WhatsApp permite que você liste sua empresa e mantenha contato com seus clientes sem nenhum custo. Demos uma chance e montamos a tech2 como um negócio, e não nos cobraram uma única rupia. De fato, parece uma ideia que poderia colocar algumas agências fora do negócio. Com um aplicativo de mensagens enviando mensagens de serviço, o SMS humilde, mas caro, pode se tornar redundante em breve. Quando uma empresa pode bombardear sua base de usuários com mensagens de marketing sem o envolvimento de um provedor de telecomunicações, você sabe que as coisas estão mudando. Mensagens de serviços, ativações e muito mais também podem ser feitas via WhatsApp.

Certamente reduz o custo de envio de mensagens SMS, mas também informa que uma determinada mensagem de serviço vem de um provedor de serviços verificado. O WhatsApp Business também reduz a necessidade de uma empresa pequena ou pessoal de pagar e executar um aplicativo porque elimina as complexidades de operá-lo, incluindo o fator custo. Isso também deve ser um benefício para os usuários, porque o serviço virá de uma fonte conhecida e o spam pode ser facilmente filtrado.

Perfis de Negócios
Quanto aos recursos padrão, existem ‘Perfis de Negócios’ que ajudarão os clientes a obter informações adicionais, como o e-mail ou o endereço da loja, site ou qualquer descrição extra do negócio. Eles são bastante detalhados e ajudam a estabelecer a natureza do seu negócio no WhatsApp. Uma empresa verificada simplesmente aumenta a autenticidade e permite que os usuários do WhatsApp saibam que você não é um ladrão que quer enganar os clientes online. O WhatsApp realmente leva a verificação a sério, como explicarei a seção ‘configuração’.

Ferramentas de mensagens como Respostas Rápidas, Mensagem de Saudação, Mensagem de Ausência estão disponíveis apenas no WhatsApp Business

Existem muitas ferramentas de mensagens que permitem que você, como empresa, defina ‘respostas rápidas’ para garantir que eles possam enviar rapidamente respostas para perguntas frequentes. Você também pode dar ao seu negócio virtual um balcão de recepção configurando mensagens de saudação que apresentam os clientes ao seu negócio. O WhatsApp Business também permite ‘mensagens ausentes’ personalizadas para uso fora do horário comercial ou quando os proprietários estão ocupados.

As mensagens de estatísticas também significam dados. Dados que podem ser usados ​​para entender melhor seus clientes e oferecer melhores serviços, expandindo seus negócios ao longo do caminho. Para isso, o WhatsApp Business oferece estatísticas de mensagens, um recurso que fornece aos empresários métricas simples sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas para que possam ajustar o conteúdo das respostas rápidas ou sua estratégia de contato com seus clientes. Um recurso pequeno, mas útil, de fato.

WhatsApp Web O
WhatsApp Business também suporta o WhatsApp Web, onde você pode gerenciar o serviço online, sem um aplicativo móvel. O recurso ainda não é tão complexo quanto o aplicativo móvel, mas esperamos que ele forneça mais no futuro, à medida que muitas organizações maiores se juntarem ao grupo.

https://whatsupthemes.com.br/melhores-whatsapp-mod/

 

Esses são os pontos mais sutis que diferenciam o WhatsApp Business do aplicativo padrão. Como você viu no recurso, ele é construído desde o início para empresas ou indivíduos executando sua própria configuração, para atender às necessidades do cliente. É também a razão pela qual o aplicativo existe, porque oferece muito mais do que o aplicativo padrão pode oferecer para aqueles que atualmente fazem negócios no aplicativo normal.

O que e como você planeja usá-lo depende totalmente de você e da natureza do seu negócio.

O que você precisa para executar o WhatsApp Business?

Existem alguns pré-requisitos para executar o WhatsApp Business devido à maneira como o WhatsApp como serviço é projetado.

Você precisará de um smartphone que execute o Android (os proprietários de iOS terão que esperar um pouco), um número para se registrar no serviço. Este será o seu número oficial e comercial e será usado ao interagir com os clientes. É melhor se este for um número separado, então você pode querer pegar um novo SIM. A razão para isso é o processo de verificação do WhatsApp. O WhatsApp só permite que um número de celular seja vinculado a uma conta do WhatsApp. Se o seu número atual já estiver sendo usado pelo WhatsApp, você não poderá usá-lo para uma conta do WhatsApp Business.

O que acontece se você possui apenas um cartão SIM e um smartphone? Bem, você terá que mover os detalhes da sua conta atual do WhatsApp para o seu perfil do WhatsApp Business. Lembre-se, eu disse “mover” não copiar. Sim, mesmo que você tenha os dois aplicativos instalados em seu telefone SIM único, você só poderá usar um ou outro nele.

Você não pode usar seu número existente registrado no WhatsApp para o WhatsApp Business.

Se você precisar manter seu número pessoal associado ao WhatsApp. Você terá que sair e comprar um segundo cartão SIM e comprar outro dispositivo para executá-lo, a menos que possua um dispositivo dual SIM.

Se você já estiver administrando uma empresa (por exemplo, carona com um grupo enorme) em um cartão SIM separado, basta mover a conta do WhatsApp associada a esse cartão SIM para o novo aplicativo WhatsApp Business e aproveitar os recursos adicionais.

Então, qual é o alarido sobre a verificação? Com toda a probabilidade, um cartão SIM separado facilita as coisas para o WhatsApp verificar uma conta comercial. Outro detalhe a ser observado aqui é que o WhatsApp não está verificando todas as contas comerciais. “A verificação de negócios é baseada em vários fatores, como se a marca é notável”, diz o site de ajuda.

Como configurar o WhatsApp Business?

1. Se você já possui um número comercial que é usado principalmente para o WhatsApp, primeiro precisará fazer backup dos dados de bate-papo para o armazenamento em nuvem.

2. Para fazer isso, vá para Bate-papos> Backup de bate-papo> e, em seguida, pressione o botão ‘Fazer backup’. Certifique-se de que o upload para a nuvem esteja concluído.

3. Em seguida, baixe o aplicativo na Google Play Store , instale-o e inicie-o tocando no novo ícone do WhatsApp Business na tela inicial do seu smartphone.

4. Depois de abrir o aplicativo, primeiro você precisará verificar seu número de telefone comercial. Este será o mesmo número que você usará como empresa para se comunicar com seus clientes.

5. Depois que seu número for verificado, você pode optar por restaurar um bate-papo anterior associado ao número do celular. Este seria o backup feito na etapa 1.

6. Defina o nome da sua empresa e, uma vez na área de bate-papo, toque no botão de menu e vá para Configurações> Configurações da empresa> Perfil. Aqui você terá uma variedade de campos semelhantes a um cartão de contato e poderá preencher todos os detalhes que deseja compartilhar com seus clientes.

A seção Configurações no WhatsApp Business parece um pouco diferente.

Depois de ter feito o acima, a configuração básica está concluída. Agora você pode começar a se conectar com as pessoas da sua lista de contatos e usar as ferramentas de mensagens para manter contato com elas.

Como você já deve ter percebido, o WhatsApp Business atualmente não suporta a busca de empresas no WhatsApp. O proprietário da empresa precisará ter seu número de contato e adicioná-lo aos contatos do WhatsApp para iniciar uma interação ou adicioná-lo a um grupo. Parece um pouco rudimentar no momento, mas com recursos de mensagens integrados, o WhatsApp Business tem muitas chances de se transformar em algo realmente grande e a adição do WhatsApp Pagamentos deve funcionar como um catalisador.

Marcações:

1 comentário em “WhatsApp Business: como funciona?”

  1. Pingback: Os 5 melhores mods do WhatsApp em 2022 - WhatsUp Themes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.